top of page

CUIDADO! Para não continuar a cometer os mesmos erros!


Nos últimos anos, a tecnologia tem evoluído muito em buscar proporcionar aos seus usuários "comodidade e conforto", não tenho nada contra a evolução, só começo a me preocupar com as consequências futuras.


A cada nova estatística publicada, temos um crescimento preocupante no número de novos obesos e até da obesidade mórbida, será porque estamos comendo mais ou porque estamos nos movimentando menos? E queimando menos calorias!

Parece que andar a pé foi proibido ou até é "coisa de pobre", ainda bem que um grupo de pessoas esta ressuscitando a velha magrela, pena que em número menor do que aqueles que a estão aposentando!


Uma noticia me preocupou ainda mais, tem políticos e (mal) educadores que querem acabar (se já não acabaram) com o caderno de caligrafia, para quem não conhece, é uma ferramenta de ensino que permite ao usuário escrever de forma legível e de fácil entendimento para quem lê.

Tenho feito treinamentos e visto que muitos profissionais não sabem falar direito, acredito que por falta de um habito simples de antigamente: LER

Já pensou como será ler algo escrito pelo seu filho no futuro? Dizem que digitar é mais fácil do que escrever. Daqui a pouco acabarão com a "difícil" tabuada e a "terrível" conta de porcentagem, afinal, as máquinas fazem por nós quando precisamos.


Mas o assunto de hoje não é sobre saúde, mas sim sobre a tecnologia não permitindo aos nossos jovens executivos a capacidade de analisar assuntos complexos e cheios de detalhes. Tenho visitado empresas e a grande preocupação de muitos gestores tem sido a baixa capacidade de seus funcionários em antever oportunidades.

Parece que é mais importante preencher as planilhas e entregá-las do que colocar o cérebro para pensar e "garimpar" em suas linhas e colunas cruzadas as verdadeiras oportunidades de crescimento e até de inovação.


A cada dia que passa, observo a crescente necessidade de exercitarmos nossos cérebros em capacidade analítica de treinarmos nossos olhos e sentidos em "onde esta o Wally"? Treinarmos nossos sentidos em sermos capazes de vermos primeiro aquilo que os outros ainda não viram, ou mesmo, de sentir a oportunidade que os outros não sentiram.

Começará então uma verdadeira guerra por profissionais que trabalhem com a cabeça como os garimpeiros, na busca por encontrar um pedacinho de ouro no meio de uma montanha de cascalho. Costumo chamá-los de garimpeiros de oportunidades. Mas onde encontrá-los?

Não adianta procurá-los nos famosos treinamentos operacionais, onde o importante é executar as tarefas, talvez até seja o lugar se registrarem aqueles "mal elementos" que abandonaram os cursos ou foram dispensados, porque questionavam mais do que executavam. Eu os chamo de MALUQUINHOS.


Einstein só aprendeu a tabuada com 10 anos de idade, não se enquadrava no standard educacional;

Michael Jordam foi dispensado do time de basquetebol no ginásio, porque consideravam que não levava jeito;

Disney foi dispensado do jornal onde tralhava, por ser avaliado como de pouca criatividade; e muitos outros exemplos.

Cuide de seu "maluquinho" porque o futuro pode ser deles!


Grandes ideias e iniciativas estão sendo perdidas porque a maioria dos profissionais têm dificuldade de enxergar um metro a frente, e não e por culpa deles, mas por nossa culpa!

Precisamos mudar as metodologias e ensinar o que precisa ser ensinado!

ADULTO SÓ APRENDE FAZENDO!

"O mundo e um mar de oportunidades, mas você precisa saber nadar (na prática)"

Marcos Fabio Mazza - MZ Mazza Consultoria e Capacitações

Twitter @mfmazza

Site www.mfmazza.com

Facebook @consultoriamazza

E-mail mazza@mfmazza.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
MZ  MAZZA CONSULTORIA & CAPACITACÕES
MAZZA6.jpg
bottom of page